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O que é a Pedagogia Waldorf?

Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre diferentes métodos de ensino e dentre eles eis que surge a tal da: Pedagogia Waldorf. Talvez você conheça alguém que te apresentou ou pode ter feito uma pesquisa no google, seja qual for a sua história, posso afirmar que você precisa conhecer mais sobre ela e que com facilidade pode levar seus conceitos para o seu estilo de vida. Vamos lá?



De onde veio?


Foi desenvolvida pelo filósofo, escritor, estudioso e artista e austríaco Rudolf Steiner. Ele foi uma grande personalidade e também contribuiu em diversas áreas do conhecimento como: ciência, medicina antroposófica, agricultura biodinâmica, arquitetura, arte, literatura, filosofia, etc.


Na Alemanha, em 1919, Steiner foi convidado a introduzir a Pedagogia Waldorf em uma empresa, promovendo o ensino para os filhos dos operários. Assim surge a primeira escola Waldorf, como ficou famosa por causa do nome da fábrica.



Como funciona?


As práticas educativas da Pedagogia Waldorf visam o desenvolvimento integral do ser, por isso são fundamentadas na associação das habilidades corporais, cognitivas e emocionais. Ela enxerga o ser humano como um conjunto harmônico de três dimensões: físico, anímico e espiritual.


Rudolf Steiner acreditava que os seres humanos possuem um ritmo próprio de compreensão e aprendizado que chamava de setênios, ou seja, ciclos de desenvolvimento de sete anos - dos 0 aos 7, dos 7 aos 14, dos 14 aos 21, e assim por diante. Dessa maneira as práticas e ferramentas de ensino são adaptadas para cada fase do desenvolvimento humano.


Todos os setênios tem como princípios comuns o desenvolvimento integral, a educação para o futuro, cooperação, respeito mútuo e integração com a natureza.



Descomplicando o entendimento:


Uma maneira muito simples de explicar é dizer que a Pedagogia Waldorf é um caminho para um ensino mais humano, que visa proporcionar um desenvolvimento integral. É sem dúvida uma metodologia que desenvolve crianças com habilidades para o futuro.


Ela é fundamentada na antroposofia e tem como objetivo, desenvolver os seres humanos de maneira equilibrada e integrada, considerando as características essenciais do pensar, o sentir e o querer.

O “pensar” é cultivado através da imaginação dos contos, lendas e mitos no início da escolaridade. O “sentir” é incentivado com atividades artísticas e a abordagem artística em todas as matérias e o “querer” através das atividades corporais presentes na escola todos os dias.


As crianças e jovens são o propósito das escolas Waldorf, são considerados em sua individualidade, seu tempo de desenvolvimento é respeitado, assim como seus talentos, capacidades e aceitos sem qualquer preconceito social, religioso, racial, sexual ou qualquer outro.



Palavras de Rudolf Steiner:


E queremos terminar esse texto de hoje com essa frase:

“Não há, basicamente, em nenhum nível, uma educação que não seja a auto-educação. [...] Toda educação é auto-educação e nós, como professores e educadores, somos, em realidade, apenas o ambiente da criança educando-se a si própria. Devemos criar o mais propício ambiente para que a criança eduque-se junto a nós, da maneira como ela precisa educar-se por meio de seu destino interior.”



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