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"Quando uma criança pode relacionar o que aprende com suas próprias experiências, seu interesse vital desperta, sua memória
se ativa e o que aprendeu se transforma em seu!

Rudolf Steiner

A pedagogia Waldorf foi desenvolvida em 1919 pelo austríaco Rudolf Steiner (1861 - 1925), ele era filósofo, educador, artista e fundador da antroposofia.

 

Ela tem como base a antroposofia, linha de pensamento que aborda o ser humano além do material. Propicia a brincadeira livre da criança, estimulando desafios para o seu autoconhecimento. A criança vivencia o seu interior, aprendendo a lidar com o seu mundo externo.  

Seu principal objetivo é desenvolver na criança uma personalidade livre e autônoma, respeitando as características de seu processo de desenvolvimento. Visa estimular as suas potencialidades, como a criatividade, o pensamento livre, o equilíbrio emocional e a iniciativa própria. 

 

Busca integrar o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico das crianças. E respeita a capacidade de compreensão e ritmo de cada uma delas. 

 

O objetivo é desenvolver indivíduos livres, integrados e responsáveis, social e moralmente.

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A Pedagogia Waldorf tem o olhar para a individualidade do ser e educa naquilo que cada um tem de especial. Ela corresponde ao que eles necessitam em cada fase de seu desenvolvimento. Atua com eles através do ritmo e da possibilidade de espaço e tempo para brincar livremente. Assim faz com que sintam-se seguras em relação a si mesmas e  isso cria o fortalecimento da personalidade de cada criança, permitindo assim a descoberta e desenvolvimento de novas habilidades e talentos que possuem.

A Pedagogia Waldorf não quer ser uma pedagogia alternativa... ela amplia horizontes! Responde aos anseios e necessidades das novas gerações e forma seres humanos com habilidades para o futuro.

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