PERGUNTAS FREQUENTES

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Será que a criança fica preparada para o mundo numa Escola Waldorf?

A Escola Waldorf prepara a criança através do contato com a natureza, com outras crianças e adultos, com habilidades práticas e artísticas. A Criança apresenta facilidade na sua comunicação, senso de organização e uma criatividade na solução de problemas. Há muitos alunos de todas as idades, formados em escolas Waldorf, que são talvez a melhor prova da eficácia do ensino. A preparação para a vida inclui o desenvolvimento de pessoas com vários atributos e que se completam através das suas relações com o mundo todo.

Por que alfabetizar somente aos sete anos?

Segundo a Pedagogia Waldorf, antes dos sete anos, a criança ainda não está pronta (madura) para o processo de alfabetização. Ela deve ocupar seu tempo, até seus sete anos, a chamada primeira infância, brincando, se divertindo e desenvolvendo seu corpo físico. Fazendo assim, ela desenvolve, através do brincar, todo seu processo criativo, o que é um passo importantíssimo para a alfabetização.

Por que as Escolas Waldorf recomendam que as crianças nao assistam TV? 

A razão para isso tem a ver não só com os efeitos físicos que a TV pode ocasionar numa criança em desenvolvimento, como quanto ao conteúdo da maioria das programações – inclusive infantis – apresentadas pela Televisão.

A Educação Waldorf acredita que a TV pode atrapalhar ou impedir seriamente o desenvolvimento imaginativo na criança - e a imaginação, dentro da visão Waldorf, é a principal faculdade para o desenvolvimento saudável do indivíduo.

Igualmente o uso de Computadores, principalmente os vídeo games, não é recomendado para crianças pequenas. É importante dizer que os professores Waldorf não estão sozinhos neste questionamento e postura.

Uma série de artigos, livros e estudos sobre os efeitos nocivos da TV e do uso de Computadores por crianças tem sido publicada nos últimos anos.

Escola waldorf é religiosa?

A Magê Molê, assim como todas as escolas Waldorf, não prega nenhuma religião e não está ligada a nenhuma doutrina religiosa em particular. A Pedagogia Waldorf tem seus fundamentos baseados em princípios cristãos. As festas cristãs (Páscoa, São João, Micael e Natal) são celebradas com as crianças, sem que com isso se pregue uma crença específica. Reconhecemos que a espiritualidade é parte intrínseca do ser humano, recebemos todas as crianças e famílias, respeitamos e compreendemos todos os contextos culturais e religiosos. Nos baseamos na crença de que há uma dimensão espiritual para o ser humano e para tudo na vida. As famílias Waldorf são oriundas de uma ampla gama de tradições e interesses religiosos.

“A Pedagogia Waldorf dá especial atenção para que no ensino se encontrem entretecidos pontos de vista científicos e estético-artísticos com os aspectos relativos ao respeito profundo e à admiração ante o mundo. Aprofundando-se nos estudos antropológicos e ampliando-os, Rudolf Steiner compreendeu que os fundamentos para a realização dos ideais humanos de convivência moral-social baseados na liberdade com responsabilidade, fraternidade, respeito mútuo, consciência plena de igualdade de direitos e deveres, desenvolvem-se na criança e no jovem através do cultivo da admiração e da veneração, os quais só podem se dar através de uma religiosidade livre e verdadeira. Respeitando todas as religiões, foi no cristianismo que Rudolf Steiner encontrou caminho para essa religiosidade. Assim, as Escolas Waldorf têm sua pedagogia permeada por valores cristãos livres de qualquer instituição confessional.” (Texto extraído de: PROPOSTA EDUCACIONAL DAS ESCOLAS WALDORF NO BRASIL, FEWB, dez.98)

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